Seu Android foi Hackeado?

Seu Android foi Hackeado?

Qualquer um que possua uma versão antiga do Android pode estar infectado com o Malware Gooligan. Dados apontam que mais de 13.000 aparelhos com Android são infectados por este Malware todos os dias, colocando em risco dados privados de mais de 1 milhão de usuários.

Aplicativos baixados da Play Store que estão invectados exibem propagandas e links que permitem os hackers acessar dados do Gmail, Drive e Photos. Algumas denúncias apontam que também são realizadas compras na Play Store e postagem de reviews na mesma.

Qualquer usuário que utilize um equipamento (celular ou tablet) que rode Android nas versões 4 e 5 — incluindo Jelly Bean, KitKat e Lollipop — possuem grande risco. Levantamentos indicam que estas versões respondem por 75% dos equipamentos Android em uso.

Uma empresa chamada Check Point desenvolveu uma ferramenta para checar se a conta Google está na lista de contas infectadas. Para verificar, acesse: https://gooligan.checkpoint.com/

Vulnerabilidade em sites de clientes da Wix.com permite invasão hacker

Vulnerabilidade em sites de clientes da Wix.com permite invasão hacker

O site de seu negócio está hospedado no Wix.com? Melhor ler com muita atenção a informação abaixo:

Hoje a publicação InfoWorld noticiou que pesquisadores identificaram uma vulnerabilidade que permite que hackers incluam códigos maliciosos em todos os sites da plataforma Wix.com (clique aqui para ver a notícia). O problema afeta tanto sites simples como sites de ecommerce.

A falha grave não está recebendo a devida atenção pela equipe da empresa, que não tem tomado as providências necessárias para solução. Na matéria publicada inclusive listam que tentaram contato com o suporte da empresa que simplesmente ignorou o e-mail.

Lembre-se: O barato muitas vezes sai é muito caro!

Venha para a Um Publicidade e fuja deste tipo de problema! Entre em contato direto comigo:
Renan Viegas
contato@renanviegas.com.br
Celular: (21) 98374-8413

Como você controla suas vendas?

Como você controla suas vendas?

As melhores práticas de mercado consistem em implementar, analisar e seguir processos para desempenhar da melhor forma a venda de seu produto ou serviço. Acontece que, principalmente para o pequeno negócio e para os novos empresários, nem sempre o correto mapeamento e definição de processos é realizado.

Qualquer negócio para crescer precisa vender. E é justamente nesse ponto que muitos erram sem perceber. Dedicam enorme atenção para a criação de um produto ou serviço mas não dão a devida atenção ao acompanhamento de vendas.

Como você controla suas vendas?

Durante uma pesquisa que a Um Publicidade realizou com pequenos empresários, identificamos que em mais de 80% dos casos não existia um real controle de vendas. Anotações em papel, pequenos tickets e outros recursos bem limitados e sujeitos a falhas eram as soluções adotadas pela maioria dos gestores. Menos de 5% possuíam algum tipo de histórico de vendas.

Os números demonstraram que estes gestores precisam se mover, e de forma rápida, para poder galgar novos patamares.

Existem soluções no mercado para controlar vendas, algumas inclusive sem custo, porém a maioria peca por adicionar complexidade desnecessária no processo de vendas do pequeno negócio, desencorajando a adesão.

Foi pensando nestas dificuldades que desenvolvi o Venda e Controle – um software simples e objetivo que tem como função propiciar o correto controle de suas vendas de maneira prática e eficiente.

Então, vai continuar anotando as vendas em um bloquinho? Usar aquela planilha? Evolua e facilite o caminho de crescimento de seu negócio!

Entre em contato comigo e vamos agendar uma conversa.

Renan Viegas
contato@renanviegas.com.br
Celular: (21) 98374-8413

Anunciando na web Parte I – Facebook

Ter um site nos dias atuais é primordial para qualquer negócio, seja ele de venda de produtos / serviços ou institucional. Mas, como todos sabem, só ter um site é como ter um livro guardado no armário – se você não divulga seu site não terá visita alguma. Para marcar sua presença na web, além de construir um site bem elaborado você precisa divulgar o mesmo. Esta divulgação deve ser executada em vários canais, sempre deixando bem claro o endereço de seu site (URL).

Algumas empresas e profissionais, de forma amadora, acabam tentando realizar tais propagandas por iniciativa própria, e qual o resultado? Dinheiro jogado pelo ralo.

Nesta série de postagens vou analisar alguns desses casos. A primeira postagem é sobre publicidade no Facebook.

Empresas e profissionais sérios procuram traçar uma estratégia de divulgação e adequar filtros para o público que deseja atingir. Redes sociais tendem a ser uma ótima ferramenta de divulgação mas, fazer de forma amadora significa prejuízo e ainda pode ser trágico. Vamos a uns casos:

Villa St. Gallen

Conheço este estabelecimento e até gosto, logo em algum momento cheguei a clicar curtir na página da empresa no Facebook. Acontece que, navegando por minha timeline já me deparei várias vezes com o seguinte post patrocinado (leia-se post pago):

Propaganda da Villa St. Gallen no Facebook
Propaganda da Villa St. Gallen no Facebook

Como podem ver este é o típico caso de dinheiro jogado fora. Como eu já curti a página da empresa, esta exibição não tem propósito algum, pois não traz nenhuma informação relevante para o cliente e o empreendedor está gastando por esta exibição inútil.

Alerta Heartbleed: sua senha e seus dados podem ter sido hackeados

heartbleed

A notícia de tecnologia bombástica da semana foi a descoberta de um bug nominado Heartbleed na amplamente usada biblioteca de criptografia OpenSSL. A descoberta da vulnerabilidade foi feita por pesquisadores do Google e da Codenomicon, uma pequena empresa de segurança. Através do erro é possível copiar dados dos dispositivos vulneráveis, possibilitando descoberta de senhas, invasão, entre outros.

O problema afeta usuários de vários sites do mundo, inclusive grandes portais e serviços, já que a OpenSSL é usada em cerca de dois terços de todos os servidores de Internet. O bug permanece até que sites vulneráveis tomem medidas para garantir a segurança de suas comunicações. Ele pode levar ao roubo de senhas, comunicações confidenciais, número de cartão de crédito e outros dados privados.

Representantes do Google, Yahoo e Facebook disseram à Reuters que usam OpenSSL e que já tomaram medidas para mitigar quaisquer impactos para os usuários. Porém o alerta é válido para todo e qualquer site, seja ele informativo, de comércio eletrônico, bancos, entre outros.

Não há nada que os usuários possam fazer para “consertar seus computadores”. O problema está nos servidores e até que estes sites vulneráveis tomem medidas para garantir a segurança de suas comunicações, o usuário só pode contar com a sorte. Sites e empresas de que tenham certificados digitais, após a atualização/correção do problema, devem emitir novos certificados e chaves usados para a criptografia de tráfego de Internet com navegadores de Web (Firefox, Internet Explorer, Google Chrome, etc).

Além de servidores, a biblioteca também é utilizada por sistemas operacionais de SmartPhones, como o Android. Porém, a probabilidade de problemas neste caso é bem menor.

Procure trocar todas as suas senhas, mas evite mudá-las até que você tenha como ter certeza que os serviços protegidos por essas senhas não têm a vulnerabilidade Heartbleed. Uma dica é conferir no site http://filippo.io/Heartbleed/. Além disso, considere a adoção de autenticação de dois fatores (2FA) sempre que puder. Google e outros já utilizam este método.

Mais informações sobre o problema:
http://heartbleed.com/

Para verificar se o site usa a versão problemática do OpenSSL:
http://filippo.io/Heartbleed/

Para verificar se seu aparelho Android usa a versão problemática do OpenSSL:
Heartbleed Detector
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lookout.heartbleeddetector

Se você utiliza o browser Google Chrome, pode instalar o seguinte plugin:
ChromeBleed

E se você quiser a explicação técnica em detalhes do problema, recomendo este link:
http://nakedsecurity.sophos.com/2014/04/08/anatomy-of-a-data-leak-bug-openssl-heartbleed/

Que tal editar fotos direto no celular?

Muitas vezes tiramos fotos no celular mas, seja pela iluminação, posicionamento, entre outros, o resultado não fica legal. E se está distante de um computador e precisa fazer algum ajuste na foto, essa dica é essencial! Trata-se do Pixlr Express, um aplicativo para celular análogo ao famoso Photoshop da Adobe.

O aplicativo, da Autodesk, reúne uma boa gama de recursos para edição rápida de fotos. Eles estão agrupados em quatro categorias: ajustes, efeitos, molduras e sobreposições. Esta última categoria permite sobrepor gráficos – como desenhos de fogos de artifício e manchas – à foto.

Pixlr Express
Grátis, em inglês, para Android e IOS (IPhone / IPad)
IOS – https://itunes.apple.com/br/app/pixlr-express-plus/id526783584?mt=8
Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pixlr.express

WhatsApp ou Viber? Skype!

WhatsApp e Viber são os comunicadores do momento! Agora sabia que nenhum deles é tão completo como o Skype?

O Skype é um dos mais antigos serviços de comunicação por voz na internet continua sendo um dos mais completos. O aplicativo, que foi comprado pela Microsoft alguns anos atrás, permite se comunicar por voz, videoconferência, SMS e mensagens instantâneas. E isso tanto no Desktop (Windows, Linux e Mac), Tablet, celular e até televisão! Tenho uma TV de LED da Sony que tem Skype integrado, inclusive com câmera, e não paguei uma fortuna.

Ligações para outros usuários do Skype são gratuitas. Chamadas para telefones comuns em dezenas de países custam apenas alguns centavos por minuto. É uma opção prática e barata para fazer telefonemas internacionais.

Skype
Grátis, em português, para Android, IOS (iPhone), Windows, Linux e Mac
Desktop / Notebook (Windows, Linux e Mac) – http://www.skype.com/
IOS – https://itunes.apple.com/br/app/skype-para-ipad/id442012681?mt=8
Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.skype.raider

Que tal ligações grátis? Aproveite, pois é por pouco tempo

Poucos dias após o WhatsApp (comprado pelo Facebook por US$ 16 bilhões) anunciar que vai liberar ligações telefônicas entre usuários do aplicativo, o concorrente Viber contra-atacou e liberou a partir de hoje, dia 25 de Fevereiro, chamadas telefônicas para qualquer telefone fixo gratuitamente no Brasil.

Mas a iniciativa tem tempo limitado: duas semanas. Caso o volume de mensagens de texto cresça 25%, a empresa promete alongar a promoção por mais uma semana.

Viber
Grátis, em português, para Android e IOS (iPhone)
IOS – https://itunes.apple.com/us/app/viber/id382617920?mt=8
Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.viber.voip

Usa ônibus, metro ou trem? Fique atento a este dica!

No post inaugural anterior indiquei um aplicativo interessante para quem usa aeroportos. Recebi alguns pedidos para indicar algum aplicativo que facilite a vida de quem usa transportes públicos dentro da cidade. Pois bem, aqui vai: o Moovit é um aplicativo bem útil para quem usa ônibus, trem ou metrô. O aplicativo passa informações sobre tempo aproximado de seu trajeto baseado em informações fornecidas anonimamente por outros usuários. Ao se locomover com o app aberto, a localização e a velocidade do veículo em que você se encontra é enviada para um de seus servidores. Com esses dados o aplicativo consegue calcular tempo estimado com uma certa precisão.

Você também pode optar em contribuir ativamente enviando relatórios como superlotação no ônibus, um acidente no caminho que cause atrasos ou um local impreciso no mapa. Ao fazer isso, você se une com a comunidade Moovit para criar os melhores dados em tempo real do transporte público e, assim, usufrui muito mais da infra-estrutura do transporte público existente. Como a plataforma é gerada pelo usuário, quanto mais pessoas usarem o Moovit, melhores dados ao vivo o aplicativo terá. Interessante, não é?

Moovit
Grátis, em português, para Android e IOS (iPhone)
IOS – https://itunes.apple.com/us/app/tranzmate/id498477945
Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tranzmate